A Justiça do Rio de Janeiro mandou retirar a música Million Years Ago”, da Adele, das plataformas por suspeita de plagiar a música ‘Mulheres’, de Toninho Geraes, que foi um sucesso na voz de Martinho da Vila, em 1990.
A decisão do juiz Victor Agustin Jaccoud Diz Torres, da 6ª Vara Empresarial da Capital que reconheceu que as melodias são similares. Toninho moveu a ação contra a Sony Music Entertainment Brasil Ltda., Universal Music Publishing MGB Brasil Ltda., Adele Laurie Blue Adkins (Adele), Gregory Allen Kurstin (Greg Kurstin) e Beggars Group.
O compositor de ‘Mulheres’ pede indenização de R$ 1 mihão por danos morais, além do pagamento de perdas e danos, direitos autorais devidos desde o lançamento da música “Million Years Ago” em novembro de 2015, corrigidos monetariamente e com juros de mora.
O juiz determinou a pena de multa diária de R$ 50 mil em caso de descumprimento da decisão.
A medida ainda cabe recurso, e o caso segue tramitando na Justiça. Até o momento, nem Adele, nem Greg Kurstin se pronunciaram publicamente sobre as acusações. Novos desdobramentos são esperados nas próximas semanas.